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Medida não atende ao grande afluxo de turistas

Metro de Lisboa aproveita o Verão para reduzir serviços

A administração do Metro de Lisboa aproveitou a chegada do Verão para reduzir serviços nas linhas Azul, Amarela e Verde, até 17 de Setembro. Utentes contestam e dizem que a iniciativa prejudica não só os residentes, mas também o turismo. 

A Câmara Municipal de Loures reivindica que a linha do Metropolitano de Lisboa se estenda a mais locais do concelhoCréditos / CUTL

Os novos constrangimentos impostos aos utentes do Metro de Lisboa começaram no passado dia 19 e estendem-se até ao dia 17 de Setembro. Para além do aumento dos tempos nas linhas Azul (Santa Apolónia - Reboleira), Verde (Cais do Sodré - Telheiras) e Amarela (Rato - Odivelas), os comboios passam a circular diariamente com apenas três carruagens, nas linhas Amarela e Vermelha (São Sebastião - Aeroporto de Lisboa) a partir das 20h30, e na Linha Azul, a partir das 21h30.  

A administração justificou a medida com a «redução normal da procura do serviço de transporte, em consequência do período de férias que agora se inicia».

A Comissão de Utentes de Transportes de Lisboa, que já em Maio havia denunciado que a administração do Metro «não gere a pensar nos utentes», insiste agora que «o Metro não acompanha o tempo da cidade actual, não adaptando os seus serviços à mobilidade necessária nesta época do ano, continuando a prejudicar os utentes, quer residentes quer visitantes de Lisboa». 

A comissão aproveita para denunciar que os tempos de espera e as constantes mensagens de «perturbações na linha» se fazem sentir há muito, e que os utentes são lançados, dia após dia, numa «espiral de atrasos, de stress» e de viagens em composições lotadas, tal qual «sardinhas em lata».

Os utentes queixam-se de, com cada vez mais frequência, «só se conseguir apanhar o segundo ou terceiro Metro, porque os anteriores nem sequer permitem a entrada», e não aceitam que, com os «pretensos horários de Verão», o serviço se degrade ainda mais.

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