(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-77129967-1', 'auto'); ga('require', 'GTM-NLPH4K8'); ga('send', 'pageview');

Siga-nos

Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

No concelho há cerca de 23 500 pessoas com 65 ou mais anos

Lar de Odivelas fecha sem alternativa

O encerramento do único lar público de Odivelas no final do mês tem o consentimento da Câmara Municipal. CDU apresentou moção para manutenção do equipamento até nova solução, PS e PSD votaram contra.

A CDU defende que cabe à Segurança Social assumir a gestão do larCréditos

Criado em 1975, o Lar de Odivelas é a única instituição pública no concelho para apoio aos idosos. Gerida pela Segurança Social até 2010, transitou um ano depois para a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), em regime de cedência temporária. O prazo inicial era de três anos mas acabou por ser prolongado até 30 de Setembro de 2016. 

Em comunicado, a CDU defende que, desde 2011, a «perspectiva do governo era que a transferência se tornasse definitiva», beneficiando a SCML ou outra instituição social. Tal não veio a acontecer, alegadamente porque a SCML não se interessou pelo projecto e não foi encontrada outra instituição.

«Acresce que as instalações onde funciona o Lar de Odivelas foram consideradas inadequadas pela Segurança Social, pelo que esta instituição terá optado pelo encerramento daquele equipamento», lê-se no texto da moção apresentada pela CDU na reunião ordinária da Câmara Municipal, esta terça-feira.

A moção defendia a manutenção do Lar até que um novo equipamento fosse construído mas foi chumbada pelo PSD e pelo PS, e o Lar deve encerrar no final de Outubro, curiosamente assinalado como o «mês do Idoso».

A CDU defende que cabe à Segurança Social assumir a gestão do lar, «o que aliás nunca devia ter deixado de fazer», e denuncia a gravidade da situação justificada pelo aumento da população idosa no concelho.

São cerca de 23 500 as pessoas com 65 ou mais anos e as soluções da rede solidária são escassas. As cinco (incluindo o Lar da Segurança Social) instituições existentes no concelho de Odivelas só dão resposta a cerca de 300 pessoas.

A CDU denuncia ainda a incoerência do PS. Recorda que em Maio do ano passado, e por sua iniciativa, a Câmara Municipal de Odivelas aprovou uma moção com os votos da CDU e do PS, onde se exigia ao executivo de Passos e de Portas que o Instituto da Segurança Social assumisse a gestão directa do Centro Infantil e do Lar de Odivelas. Volvido este tempo, «o mesmo PS alega que a Segurança Social não tem vocação para gerir equipamentos».

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui