(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-77129967-1', 'auto'); ga('require', 'GTM-NLPH4K8'); ga('send', 'pageview');

Siga-nos

Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Câmara Municipal de Grândola

Grândola inaugura Núcleo Museológico da Olaria de Melides

A abertura ao público deste Núcleo Museológico tem lugar no próximo dia 23 de Setembro, às 17h, consolidando a «política municipal de valorização e preservação do património histórico».

Núcleo Museológico da Olaria de Melides, Grândola Créditos / Câmara Municipal de Grândola

«Ao longo de cinco espaços expositivos, integrados na casa do oleiro, oficina e forno, estará patente uma exposição sobre a história da olaria, onde o visitante poderá conhecer a forma tradicional de preparar e modelar o barro e os últimos oleiros da localidade», anuncia, em comunicado, a Câmara Municipal de Grândola.

A musealização da Olaria de Melides, um último testemunho da actividade oleira na região, pretende «documentar, proteger e divulgar os testemunhos materiais e imateriais da actividade que se desenvolveu em Melides, pelo menos desde o século XVII». 

Aliado à contemporaneidade, o município pretende, com este projecto, manter viva a tradição oleira do concelho.

Foram construídas na envolvente da Olaria duas oficinas de cerâmica com quatro rodas de oleiro, onde três ceramistas vão estar em permanência a modelar peças com liberdade criativa para novas abordagens artísticas e designs inovadores.

Este novo núcleo integra o Museu Municipal Polinucleado, um projecto museológico de abrangência concelhia que está a ser criado pela Câmara Municipal de Grândola para salvaguardar as «realidades patrimoniais valorizadoras da identidade dos grandolenses».

Estão já abertos ao público o Núcleo Museológico de São Pedro (História e Arqueologia) e a Casa Mostra de Produtos Endógenos - Adega António Inácio da Cruz. Ainda em desenvolvimento, está o Núcleo Museológico de Etnografia - Casa Frayões Metellos e o Núcleo da Liberdade – Antigos Paços do Concelho.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui