(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-77129967-1', 'auto'); ga('require', 'GTM-NLPH4K8'); ga('send', 'pageview');

Siga-nos

Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|cinema

«Do Heroísmo à Firmeza» com ciclo de cinema no Porto

O contexto audiovisual da sociedade portuguesa no período da ditadura fascista será objecto de um ciclo cinematográfico e debates, dedicado ao realizador Manuel Guimarães, durante o mês de Novembro.

Fotografia do filme Nazaré, 1952, realizador Manuel GuimarãesCréditos / aviagemdosargonautas.net

A iniciativa, dinamizada por Mário Mesquita, curador da intervenção no edifício da ex-PIDE no Porto, em coordenação com o núcleo do Porto da URAP, consiste num ciclo de colóquios e exibição de filmes e realiza-se na Unidade de Informação e Interpretação do Património da Resistência ao Fascismo no Porto, constituída no âmbito da intervenção «Do Heroísmo à Firmeza» que decorre no edifício da ex-PIDE no Porto.

Os autores do ciclo pretendem continuar a documentar o contexto da sociedade portuguesa audiovisual no período entre 1933 e 1974, período em que Portugal viveu sob ditadura fascista. Esta é uma iniciativa que tem contado com uma edição semanal desde 2018 e, desta feita, apresentará todas as segundas-feiras do mês de Novembro uma «colectânea exemplar do quotidiano entre as décadas de 1950 e 1960», com os filmes Saltimbancos, Nazaré, Vidas sem Rumo e O Trigo e o Joio, lê-se na nota enviada pelos organizadores à imprensa.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui