(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-77129967-1', 'auto'); ga('require', 'GTM-NLPH4K8'); ga('send', 'pageview');

Siga-nos

Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Loures

Edil de Loures lembra «cultura de acolhimento do concelho»

Bernardino Soares rejeita declarações xenófobas do PSD

O presidente da Câmara Municipal de Loures diz que as declarações xenófobas do candidato do PSD revelam que «não conhece o concelho nem as suas comunidades» e lembra trabalho da autarquia e a cultura de acolhimento de Loures.

Bernardino Soares, presidente da Câmara Municipal de Loures desde 2013. Foto de arquivo. CréditosNuno Fox / Agência LUSA

O candidato do PSD à Câmara Municipal de Loures, em entrevista ao jornal i, pareceu dar o mote para uma candidatura, então ainda em coligação com o CDS-PP, construída em torno de polémicas. Começou por defender a introdução da prisão perpétua para certos crimes, ou um regime próximo das «medidas de segurança» do regime fascista, ou seja, o prolongamento da pena por tempo indeterminado com base no «índice de perigosidade».

Depois de passar por temas laterais ao concelho a que é candidato (como a sua ocupação como comentador televisivo ou as suas opiniões sobre Justiça), André Ventura revelou a sua principal preocupação com o município: uma alegada «intolerância com algumas minorias». As afirmações valeram-lhe críticas e, já hoje, a retirada do CDS-PP da coligação, enquanto o PSD reiterou o compromisso com a candidatura.

Instando a concretizar, o candidato revelou que a sua preocupação se centra com «a etnia cigana», a quem acusa de ocupar «ilegalmente» imóveis, o «espaço público no meio da rua» e os transportes públicos. Todas estas observações são usadas para que Ventura possa afirmar que «a Câmara [Municipal de Loures] nada faz para os tirar de lá», numa passagem em que fala da Quinta da Fonte, na antiga freguesia da Apelação.

Bernardino Soares, presidente da Câmara Municipal de Loures e candidato nas listas da CDU (PCP-PEV), rejeitou as afirmações de André Ventura, classificando-as como «xenófobas e em confronto com a cultura de acolhimento do concelho, numa primeira fase, de pessoas de todo o País, e, numa segunda fase, de pessoas de todo o mundo», em declarações ao AbrilAbril. As afirmações do candidato revelam que «não conhece o concelho nem as suas comunidades», acrescentou.

Também as candidaturas do BE e do PS criticaram as declarações de André Ventura, sem deixarem no entanto de atacar a gestão da CDU na autarquia. Se as críticas do candidato do BE face ao alegado «silêncio» da CDU rapidamente cairam por terra, a candidata do PS, Sónia Paixão, acusou o executivo municipal de «desinvestimento nas políticas de integração e acolhimento de imigrantes e minorias étnicas».

As afirmações de Sónia Paixão são também desmentidas por Bernardino Soares. «A candidata do PS falta à verdade» e quer aproveitar o caso para se promover, diz, lembrando o «trabalho reconhecido em todo o País» em matérias em que «estamos na primeira linha».

As Festas de Loures, que se iniciam na próxima sexta-feira, têm como mote «Loures, a diversidade que nos une», acrescentou o presidente da Câmara de Loures.

O autarca deu ainda como exemplos a cedência de um terreno para o alargamento do centro de acolhimento do Conselho Português para os Refugiados, na Bobadela, que deve duplicar a sua capacidade, e ainda o trabalho levado a cabo na Quinta do Mocho, onde foi instalada uma Galeria de Arte Pública.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui