(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-77129967-1', 'auto'); ga('require', 'GTM-NLPH4K8'); ga('send', 'pageview');

Siga-nos

Está de volta a festa do desporto popular

Começa hoje a 33.ª edição da Seixalíada, o maior evento desportivo de cariz popular realizado em Portugal. Até ao dia 15 de Outubro há centenas de iniciativas em que todos podem participar.

Créditos / Câmara Municipal do Seixal

«Várias modalidades, um só objectivo!» é o lema da edição deste ano. A festa de abertura está marcada para hoje, a partir das 15 h, na frente ribeirinha de Amora, onde se realizou pela última vez em 2009.

Os festejos decorrerão em terra firme, com a possibilidade de a população participar em várias modalidades desportivas ou assistir às actuações das classes de dança, actividades gímnicas e das artes marciais. Mas também decorrem na água, com um programa que integra a prática de desportos náuticos, a realização de passeios, a segunda travessia da Baía do Seixal e a regata de vela.

Para as famílias e os mais jovens, há uma actividade de artes plásticas, um mikado e um xadrez gigantes, percursos gímnicos e um circuito rodoviário, entre outras actividades.

Esta edição apresenta-se com mais modalidades (64 em vez das 57 que marcaram a edição de 2015) e uma estreia – o Fórum Desportivo da Seixalíada, que se propõe debater temáticas relacionadas com diferentes modalidades, com a participação de convidados especialistas em cada área. Entre as novas modalidades contam-se o carlimbo, actividade automobilística baseada no jogo do limbo, o hóquei em patins e o tiro com chumbo. 

Segundo dados da Comissão Organizadora da Seixalíada, na última década, mais de 100 mil pessoas terão estado envolvidas neste evento, entre atletas, treinadores, técnicos, organização e espectadores. Só em 2015, participaram na iniciativa 19 939 pessoas, mais 9484 do que em 2011.

Desporto para todos

Evento único, e o maior realizado em Portugal, a Seixalíada é também um exemplo da capacidade de organização, coordenação e democratização da prática desportiva.

Composta por representantes de praticamente todas as colectividades do concelho do Seixal, com o apoio das juntas de freguesia e da Câmara Municipal, a Comissão Organizadora da Seixalíada obedece a uma estrutura organizativa original com o objectivo de criar uma oferta desportiva adaptada a todos os grupos da população.

A Seixalíada integra, juntamente com os Jogos do Seixal e os Jogos do Futuro, o conjunto de iniciativas promovidas pela Câmara do Seixal para impulsionar o desenvolvimento desportivo do concelho e melhorar a qualidade de vida dos munícipes.

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui