Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

Encontro entre a LOC/MTC e a sua congénere espanhola, na Covilhã

Movimentos operários católicos denunciam exploração e injustiças sociais

As organizações de Portugal e Espanha criticam as políticas de exploração que promoveram as desigualdades sociais junto dos trabalhadores, com críticas ao «pouco acolhimento» da Igreja face a estes problemas.

«No seio da Igreja vive-se numa certa apatia em relação a estas problemáticas: o sofrimento dos trabalhadores, as suas causas e como agir para transformar a realidade», dizem a LOC/MTC e a HOAC
«No seio da Igreja vive-se numa certa apatia em relação a estas problemáticas: o sofrimento dos trabalhadores, as suas causas e como agir para transformar a realidade», dizem a LOC/MTC e a HOACCréditos

A Liga Operária Católica – Movimento de Trabalhadores Cristãos (LOC/MTC) e a sua congénere espanhola HOAC (Irmandade Operária de Acção Católica, em português) denunciam um «mundo do trabalho dominado, globalizado e desvalorizado pelo sistema económico e pelos detentores dos meios de produção e de consumo». As dificuldades que enfrentam os trabalhadores dos dois países «são semelhantes», afirmam num comunicado após uma reunião de dois dias, a 14 e 15 de Fevereiro, na Covilhã.

As estruturas católicas denunciam as alterações às leis laborais que «têm provocado a destruição do emprego, a instabilidade laboral e o retrocesso na negociação colectiva», um caminho que conduz ao «maior empobrecimento dos trabalhadores».

Os trabalhadores católicos dos países ibéricos apontam «as situações de crescente desigualdade social e injustiça laboral, de precariedade na vida, de empregos instáveis e de desemprego de longa duração». Criticam ainda «o pouco acolhimento que o sofrimento destas pessoas, nomeadamente dos jovens, tem tido no seio da Pastoral da Igreja».

No entanto, a LOC/MTC e a HOAC reconhecem «um maior sentido ético e de indignação contra as injustiças e o reconhecimento da importância e da necessidade da unidade, acreditando que outra sociedade, justa e sustentável, é possível». O «trabalho digno, justamente remunerado» é apontado como «pilar fundamental do progresso».

As organizações sublinham ainda o «envolvimento cívico nas organizações culturais sociais, sindicais, políticas e eclesiais», e o papel dos trabalhadores como «agentes de transformação» social.

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui