Governo continua sem aprovar acordo na Transtejo e Soflusa

A administração da Transtejo e da Soflusa informou os sindicatos que o Ministério das Finanças ainda não aprovou o acordo assinado com as organizações de trabalhadores em Dezembro, para a renovação da contratação colectiva existente. Os trabalhadores mantém as greves parciais nos dias 26 e 27 de Abril.

https://www.abrilabril.pt/sites/default/files/styles/jumbo1200x630/public/assets/img/soflusa-.file10_.jpg?itok=TomcAVpZ
Os trabalhadores da Transtejo e da Soflusa irão realizar uma greve parcial nos dias 26 e 27 de Abril
Os trabalhadores da Transtejo e da Soflusa irão realizar uma greve parcial nos dias 26 e 27 de AbrilCréditos / Digital OJE

Vários sindicatos filiados na Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações (Fectrans/CGTP-IN) reuniram ontem com a administração da Transtejo e da Soflusa, onde lhes foi confirmado que o Governo não aprovou o acordo de revisão da contratação colectiva que foi assinado no fim do ano passado.

O comunicado dos sindicatos lançado após a reunião denuncia que «o mesmo Governo que orientou a administração para assinar um acordo, vem agora negar aquilo a que os trabalhadores têm direito», acrescentando que terá como resposta as greves parciais nos dias 26 e 27 de Abril.

Segundo as estruturas sindicais, «está em causa o direito à contratação colectiva e à liberdade de se firmarem acordos colectivos», acusando o Governo de «colocar-se acima da Constituição». Acrescentam ainda que os utentes também estão a ser desrespeitados, uma vez que o Ministério das Finanças também «nega os meios necessários para a recuperação da frota e pontões, de modo a garantir um serviço público de qualidade».

Para além das greves, os sindicatos da Fectrans/CGTP-IN comprometem-se a integrar a delegação da CGTP-IN na reunião com o Ministro do Ambiente, no dia 24 de Abril, onde este tema será discutido; a dirigir um pedido de reunião urgente com o primeiro-ministro; a informar as autarquias servidas pelo serviço fluvial; e a participar nas reuniões com a administração dia 28 de Abril.

Artigos Relacionados Destaque: 
Artigo Relacionado: 

0 Comentários

no artigo "Governo continua sem aprovar acordo na Transtejo e Soflusa