|Autoeuropa

Autoeuropa nega cuidados a trabalhador

Na semana passada um trabalhador de uma empresa fornecedora da Volkswagen/Autoeuropa sentiu-se mal, mas, como estava fora das instalações da multinacional, os bombeiros foram impedidos de o assistir por ordem da administração.

http://www.abrilabril.pt/sites/default/files/styles/jumbo1200x630/public/assets/img/autoeuropa5.jpg?itok=Hj0vaymy
A administração da Autoeuropa proíbe a intervenção dos seus bombeiros a outras empresas do Parque Industrial
A administração da Autoeuropa proíbe a intervenção dos seus bombeiros a outras empresas do Parque IndustrialCréditosMário Cruz / Agência LUSA

O Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente do Sul (SITE Sul) denuncia que a semana passada um trabalhador da DSV – empresa fornecedora da Autoeuropa – sentiu-se mal no exercício das suas funções, junto às instalações da Benteler, dentro do Parque Industrial da Autoeuropa.

Os bombeiros da Autoeuropa foram solicitados para assistir o trabalhador, no entanto «estes estão impedidos de prestar auxílio fora do perímetro das instalações da Autoeuropa, devido a ordens da administração desta empresa».

A situação fez com que o trabalhador «só fosse assistido após muita insistência pelo enfermeiro de serviço no posto médico do Parque Industrial da Autoeuropa, para onde  foi transportado por colegas seus», acrescentando o sindicato que a ambulância do INEM demorou mais de 40 minutos a chegar ao local para transportar o trabalhador para o hospital.

O sindicato lamenta a posição da administração, afirmando que, «apesar de o corpo de bombeiros existente nas instalações da Autoeuropa ser privado, estes bombeiros têm, à semelhança de outros, um código de conduta que os obriga a prestar auxílio, dever esse que lhes é impossibilitado de cumprir por imposição da administração».

Para a estrutura sindical «é fundamental» que a administração da Autoeuropa autorize os bombeiros a prestar auxílio, seja dentro das suas instalações, seja nas restantes empresas do Parque Industrial da Autoeuropa, que são suas fornecedoras.

Tópico

0 Comentários

no artigo "Autoeuropa nega cuidados a trabalhador