Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Saúde

Utentes exigem centro de saúde na Pontinha

No protesto realizado ontem em frente ao Centro de Saúde de Carnide, em Lisboa, exigiram-se mais médicos e enfermeiros, mas também a construção de um centro de saúde na freguesia da Pontinha.

A unidade de saúde foi construída para servir apenas a freguesia de Carnide
A unidade de saúde foi construída para servir apenas a freguesia de CarnideCréditosCarla Fino / Rádio Renascença

Em causa está, de acordo com a Comissão de Utentes da Pontinha, uma população «bastante envelhecida», que não possui meios financeiros nem transportes para se deslocar – para Carnide ou para a extensão de saúde da Urmeira, onde parte da população da Pontinha, no concelho de Odivelas, é atendida.

O porta-voz da comissão de utentes esclarece que no Centro de Saúde de Carnide, onde funciona a Unidade de Saúde Familiar (USF) da freguesia da Pontinha, não há médicos de família para todos, não há enfermeiros, não há assistentes técnicos operacionais e falta material para tratar os doentes.

O presidente da Junta de Freguesia de Carnide, Fábio Sousa, também marcou presença no protesto, onde referiu que a situação penaliza igualmente a população de Carnide pois o equipamento, inaugurado em 2014, foi construído para servir apenas esta freguesia.

Entre as soluções apontadas pelo presidente da junta está a transferência de utentes da Pontinha para outras instalações e o alargamento da unidade de saúde de Carnide «pelo facto de ainda termos muitos utentes sem médico e utentes que estão noutro centro de saúde, muito distante da sua zona de residência».

Em resposta ao protesto dos utentes, a Administração Regional de Saúde de Lisboa assegurou ontem ainda que até Junho irá reforçar a USF da Pontinha com mais dois médicos, «resolvendo-se assim o problema dos utentes sem médico de família».

Na mesma nota, enviada à Agência Lusa, refere-se ainda que «muito em breve» serão realizadas obras no centro de saúde de Carnide para criar espaços autónomos entre as duas USF, nomeadamente salas de espera.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui