Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

Audição na Comissão de Trabalho e Segurança Social, esta manhã, no Parlamento

Vieira da Silva quer «reforçar a capacidade de supervisão» das mutualidades

O ministro da Segurança Social, com a tutela da Montepio Geral – Associação Mutualista (AM), excusou-se a comentar a situação de Tomás Correia, com processos judiciais em mãos pela sua actuação na instituição.

José António Vieira da Silva, Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social
José António Vieira da Silva, Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança SocialCréditos / Agência LUSA

Em audição na Assembleia da República, Vieira da Silva não quis responder à questão de Miguel Tiago (PCP) sobre a introdução de um mecanismo idêntico à retirada de idoneidade dos banqueiros, mas aplicado às mutualidades.

O ministro remeteu alterações à forma como estas entidades são supervisionada – que actualmente é feita pelo Ministério que dirige – para a apresentação do novo Código das Mutualidades, que deve, «em breve, ser sujeito a consulta pública».

A ida do governante à Comissão de Trabalho e Segurança Social foi motivada pelo agravamento da situação da Montepio Geral – AM e pelas notícias e declarações de responsáveis que apontaram para a possível entrada da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa no capital da Caixa Económica do Montepio.

Sobre essa questão, Vieira da Silva disse apenas que «o Governo não dá ordens» à instituição liderada pelo ex-primeiro-ministro Santana Lopes. No entanto, o Executivo vê com «simpatia e naturalidade» essa possibilidade.

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui