Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Recapitalização da Caixa Geral de Depósitos

Nomes a ouvir e documentação pedida foram conhecidos hoje

Todos os ministros das Finanças desde 2000 chamados ao inquérito à CGD

Já são conhecidos alguns dos nomes que os partidos querem ouvir na Comissão de Inquérito à Caixa. O PCP quer explicações de todos os ministros das Finanças desde 2000.

A Comissão Parlamentar de Inquérito à Caixa Geral de Depósitos deve começar as audições ainda este mês
A Comissão Parlamentar de Inquérito à Caixa Geral de Depósitos deve começar as audições ainda este mêsCréditosAlegna13 / CC BY-SA 3.0

O PSD e o CDS-PP quiseram apressar os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito à recapitalização da Caixa Geral de Depósitos (CGD) e à gestão do banco e os primeiros nomes de personalidades a ser ouvidas já são conhecidos.

Primeiro foi o PSD a anunciar a intenção de ouvir o ministro das Finanças, Mário Centeno, o governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, e o presidente executivo demissionário da CGD, José de Matos. Entretanto o PS pediu para serem ouvidos, para além do actual líder do banco público, os ex-ministros das Finanças do anterior governo, Vítor Gaspar e Maria Luís Albuquerque, os ex-presidentes do Conselho de Administração da Caixa, Faria de Oliveira (2008-2013) e Álvaro Nascimento (2013-2015), e Eduardo Paz Ferreira, presidente da Comissão de Auditoria da instituição.

Ao final da tarde o PCP entregou a lista de responsáveis que quer ouvir, que incluiu todos os ministros das Finanças desde 2000: Guilherme d'Oliveira Martins, Manuela Ferreira Leite, Bagão Félix e Teixeira dos Santos, a que somam os nomes também avançados por PS e PSD. Os comunistas querem ouvir igualmente Vítor Constâncio e Carlos Costa, governadores do Banco de Portugal, e vários membros dos órgãos sociais do banco desde 2000, nomeadamente Armando Vara, António Nogueira Leite, José Ramalho ou Carlos Santos Ferreira. Pouco depois de ter dado entrada o requerimento do PCP, o PSD fez saber que também quer ouvir todos os responsáveis das Finanças e vários responsáveis da CGD desde 2000.

Os pedidos de documentação do PCP incluem os relatórios de contas da CGD desde 2000, os relatórios de auditoria do Banco de Portugal, os pareceres da auditora Deloitte, a listagem dos créditos transformados em posições de capital por incumprimento, a auditoria realizada em 2011 pelo Tribunal de Contas e as conclusões dos testes de stress a que a Caixa foi sujeita. O PS quer conhecer o plano de recapitalização de 2012, desenhado pelo governo de Passos Coelho, com Vítor Gaspar a tutelar as Finanças.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui