Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

Região de Lisboa com maiores carências

Milhares de crianças fora do pré-escolar público

A rede pública de pré-escolar continua a ser insuficiente para cumprir a universalidade a partir dos 4 anos de idade. Na Grande Lisboa, há 3 mil crianças que ficaram excluídas este ano.

O Ministério da Educação não se compromete com a cobertura a 100% para crianças a partir dos 4 anos já no próximo ano lectivo
O Ministério da Educação não se compromete com a cobertura a 100% para crianças a partir dos 4 anos já no próximo ano lectivoCréditosAnissa Thompson / freeimages.com

Os números são avançados pelo Diário de Notícias, na sua edição de hoje, e confirmados pelo gabinete do ministro da Educação. O objectivo de, até ao final da presente legislatura, garantir a universalidade do acesso ao ensino pré-escolar público às crianças a partir dos 3 anos de idade integra o programa do Governo, após o compromisso firmado nas posições conjuntas assinadas entre o PS e o BE, o PCP e o PEV.

Nas respostas ao DN, o gabinete de Tiago Brandão Rodrigues assume que «a resposta às crianças de 5 anos está assegurada e relativamente às de 4 anos temos taxas de cobertura de perto de 100% nas regiões do Norte, Centro, Alentejo e Algarve e de cerca de 90% em Lisboa». Pelas contas do jornal (tendo em conta o número de nascimentos em 2012 na região de Lisboa), haverá cerca de 3 mil crianças de fora.

A universalidade para as crianças com 4 anos devia ser alcançada já no ano lectivo em curso. Apesar de as matrículas já estarem abertas, o Ministério ainda não adianta medidas para resolver o problema, afirmando que as reuniões preparatórias do ano lectivo 2017/2018 ainda não se realizaram.

A Lei de Bases do Sistema Educativo consagra desde 1986 a criação, pelo Estado, de uma rede de educação pré-escolar, a partir dos 3 anos de idade. Mais de 30 anos depois, a rede pública continua a ser muito insuficiente, restando como alternativa os estabelecimentos do sector privado ou cooperativo, muitas vezes com custos muito significativos para os pais.

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui