Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

Maior beneficiária de parcerias público-privadas na Saúda

Lucros da Mello Saúde crescem em 2016

O grupo que detém 16 unidades de saúde privadas e a gestão de dois hospitais públicos em regime de PPP lucrou 24 milhões de euros no ano passado.

A José de Mello Saúde recebeu 258 milhões de euros do Estado pelos contratos de gestão dos hospitais de Braga e Vila Franca de Xira em 2016
A José de Mello Saúde recebeu 258 milhões de euros do Estado pelos contratos de gestão dos hospitais de Braga e Vila Franca de Xira em 2016CréditosAndre Kosters / Agência LUSA

A empresa que gere os hospitais de Braga e de Vila Franca de Xira, em regime de parceria público-privada (PPP), viu os seus lucros cresceram 8,9% em 2016 (mais 2 milhões de euros do que no ano anterior).

As unidades de saúde do grupo José de Mello (maior accionista da Brisa) geraram 23,9 milhões de euros de lucros no ano passado. Em 2015, os hospitais geridos em PPP pela Mello Saúde contribuíram mais de 10% para os lucros registados. Os resultados de 2016 por segmento ainda não foram disponibilizados pela empresa.

As despesas públicas com PPP no sector da Saúde foram, de acordo com o Orçamento do Estado para 2016, superiores a 400 milhões de euros no ano passado. Segundo o Ministério das Finanças, mais de 60% desse valor é canalizado para a José de Mello Saúde. Sem alterações aos actuais contratos ou a assinatura de novas PPP, os encargos irão manter-se até, pelo menos, 2041.

A Mello Saúde foi a primeira empresa a gerir um hospital do Serviço Nacional de Saúde (SNS) em regime de PPP – o Hospital Fernando Fonseca (Amadora-Sintra), a partir de 1995. O contrato terminou em 2008, com o próprio governo a assumir, na altura, que a concessão da gestão dos hospitais «deve permanecer pública».

Essa posição não impediu que, no ano seguinte, o Hospital de Braga fosse entregue aos Mello, assim como o Hospital de Vila Franca de Xira, em 2011. Actualmente, existem outros dois hospitais do SNS a funcionar em regime de PPP: Cascais (Lusíadas Saúde, detida pela Caixa Geral de Depósitos até 2013, ano em que foi vendida aos brasileiros da Amil por 85 milhões de euros) e Loures (Luz Saúde, detida pelo Grupo Espírito Santo até 2014, ano em que foi comprada pela seguradora Fidelidade).

O contrato referente ao Hospital de Cascais terminava este ano, mas foi prolongado em Janeiro. A gestão dos hospitais de Braga e Vila Franca de Xira está concessionada até 2019, enquanto o contrato do Hospital de Loures apenas termina em 2020.

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui