Fortaleza de Peniche deve ser transformada em museu da resistência

A Fortaleza de Peniche deve ser transformada num museu nacional da resistência, aponta o grupo consultivo criado pelo ministro da Cultura após a contestação à sua transformação numa pousada.

https://www.abrilabril.pt/sites/default/files/styles/jumbo1200x630/public/assets/img/urap-peniche-29out.jpg?itok=TwAXfC-8
Cerca de 600 pessoas estiveram presentes em Peniche para defender a memória histórica no dia 26 de Outubro
Cerca de 600 pessoas estiveram presentes em Peniche para defender a memória histórica no dia 26 de OutubroCréditos

As conclusões foram ontem apresentadas e excluem a construção de uma unidade hoteleira, como estava previsto aquando da integração do monumento no programa Revive, através do qual o Governo pretende concessionar património histórico a privados.

Em declarações à Lusa, o ministro da Cultura disse concordar com as propostas do grupo consultivo. O futuro da antiga prisão do regime fascista deve agora passar pela «criação de um programa museológico que evoque as condições de funcionamento (...) como prisão política do regime fascista entre 1934 e 1974, incluindo as respectivas fugas, sem esquecer as diferentes utilizações que se lhe sucederam», de acordo com um documento citado pelo Diário de Notícias.

É ainda proposta a criação de um memorial aos presos políticos que passaram por Peniche, assim como de outros equipamentos e actividades de natureza cultural e científica. Para além da vertente museológica, o documento prevê ainda a «criação de um núcleo de actividades e negócios ligados ao Mar».

Por proposta do PCP, o Orçamento do Estado para 2017 prevê que o Governo deve elaborar e concretizar «um plano de intervenção urgente na Fortaleza de Peniche, que detenha a degradação deste complexo».

A integração da antiga prisão de alta segurança na lista de monumentos a concessionar a privados por 30 a 50 anos foi bastante contestada, com a realização de iniciativas de protesto e a apresentação de uma petição promovida pela União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP) junto da Assembleia da República.

O Governo decidiu, mais tarde, retirar a Fortaleza de Peniche do programa Revive e constituir o grupo consultivo que apresentou ontem as suas conclusões.

0 Comentários

no artigo "Fortaleza de Peniche deve ser transformada em museu da resistência