Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

INE divulgou os dados esta manhã

Economia portuguesa cresce 2,8% no primeiro trimestre

A economia portuguesa cresceu 2,8% no primeiro trimestre de 2017 face ao mesmo período do ano passado e, comparando com o trimestre anterior, cresceu 1%, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).

A procura interna «manteve um contributo positivo elevado» no primeiro trimestre de 2017
A procura interna «manteve um contributo positivo elevado» no primeiro trimestre de 2017CréditosMiguel A. Lopes / Agência LUSA

De acordo com a estimativa rápida das contas nacionais trimestrais relativas aos primeiros três meses deste ano, divulgadas hoje pelo INE, o Produto Interno Bruto (PIB) aumentou 2,8% em volume no primeiro trimestre de 2017, em termos homólogos, depois de no trimestre anterior ter registado uma variação homóloga de 2%.

Este desempenho trimestral homólogo é, assim, o mais positivo dos últimos dez anos, já que iguala o crescimento verificado no último trimestre de 2007, período em que a economia portuguesa cresceu também 2,8%.

O INE indica que, quanto à variação homóloga, «esta aceleração resultou do maior contributo da procura externa líquida, que passou de negativo para positivo», traduzindo o aumento mais acentuado das exportações do que o das importações, ao passo que a procura interna «manteve um contributo positivo elevado, embora inferior ao do trimestre precedente», registando-se uma «desaceleração do consumo privado e uma aceleração do investimento».

Comparando com o quarto trimestre de 2016, o PIB cresceu 1% entre Janeiro e Março, depois de no trimestre anterior ter registado um crescimento em cadeia de 0,7%.


Com Agência Lusa

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui