Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

Já são conhecidos os resultados dos exames nacionais

Exames nacionais continuam a barrar o caminho a milhares de estudantes

Os estudantes do ensino básico e secundário ficaram a conhecer hoje as notas dos exames nacionais de segunda fase. Mais chumbos em relação à primeira fase podem ditar o afastamento de muitos estudantes do ensino superior.

No início do mês de Junho estavam inscritos mais de 160 mil alunos nos exames do ensino secundário
No início do mês de Junho estavam inscritos mais de 160 mil alunos nos exames do ensino secundárioCréditosNuno Veiga / Agência LUSA

Saíram hoje os resultados dos exames nacionais da segunda fase do ensino secundário. A taxa de reprovação é maior do que na primeira fase, mas menor se compararmos com a do ano passado. Já as médias seguem o sentido inverso: menores em relação à primeira fase, mais altas em relação a 2015. As disciplinas que estiveram em exame foram Português, Física e Química A, Biologia e Geologia, Matemática A e Geometria Descritiva.

Quanto aos exames do 9.º ano, mais de metade dos alunos chumbaram, 52% a Português e 64% a Matemática, sendo que a média desta última disciplina aumentou em relação ao ano passado. A percentagem de reprovações nos exames do secundário foi entre os 8%, a Biologia e Geologia, e os 23% a Física e Química A e Matemática A.

Os exames nacionais do 9.º ano, 3.º ciclo do ensino básico, têm um peso de 30% para a nota final. No secundário, 11.º e 12.º anos, os exames que são obrigatórios em cada disciplina valem igualmente 30%, enquanto aqueles que são de ingresso para o ensino superior valem entre 35 e 50% no cálculo da nota de candidatura, juntamente com a nota final do secundário. Este ano, tal como nos anteriores, chumbos nos exames reflectem-se em alunos impedidos de progredirem nos estudos.

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui