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Utentes sofrem com redução de ligações fluviais entre Lisboa e o Barreiro

Apesar do anúncio de 10 milhões para recuperação da frota, a Soflusa anunciou novo horário a partir do dia 11, com redução de cinco carreiras às primeiras horas da manhã, na ligação fluvial entre Lisboa e o Barreiro. 

«Até onde quererão levar estas medidas?», questiona a Fectrans
«Até onde quererão levar estas medidas?», questiona a FectransCréditosMiguel A. Lopes / Agência Lusa

Na denúncia realizada pela Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans), esta quinta-feira, lamenta-se a decisão tomada pela administração da empresa e diz-se que «este não é o caminho a seguir».

O novo horário suprime as carreiras que partiam do Barreiro para Lisboa, às 7h20, 8h10 e 9h, e as que faziam o caminho inverso, às 7h45 e 8h25. «Isto depois de um anúncio de 10 milhões de euros para recuperação da frota, mas que pelos vistos foi apenas um anúncio, porque, na prática, o que os utentes têm agora é menos carreiras», lê-se no comunicado da Fectrans. 

A federação indaga se será esta a forma encontrada pela empresa para responder ao problema da falta de trabalhadores, realçando que, «em vez de os admitir», a administração da Soflusa opta pela redução de carreiras, acabando assim com a necessidade de novos trabalhadores.

«Até onde quererão levar estas medidas?», questiona novamente a Fectrans, acusando a Soflusa de, «perante a falta de resposta aos problemas de imobilização de navios», procurar «consolidar a redução de serviços, que até agora tem sido feita através da supressão de carreiras no dia a dia, para uma situação definitiva». 

Denuncia ainda a estrutura sindical que, através da administração que nomeou, o Governo passa uma imagem de que «o serviço público de qualidade a prestar aos utentes é secundário» e o que importa «é fazer de conta que se resolvem os problemas».

A Fectrans e os seus sindicatos na empresa realçam a necessidade de se «recuperar a frota, admitir os trabalhadores que faltam e montar uma oferta de serviço público que responda às necessidades dos utentes».

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