Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

População do Porto reclama Estação de São Bento

Mais de cem pessoas participaram esta manhã numa acção realizada pela CDU em defesa da Estação de São Bento e da cidade do Porto. Em causa está a intenção do Governo, que não só «descaracteriza» este ícone da Invicta como ameaça a prestação do serviço público.

A população não aceita uma descaracterização da Estação de São Bento e defende que ela deve permanecer ao serviço dos utentes
A população não aceita uma descaracterização da Estação de São Bento e defende que ela deve permanecer ao serviço dos utentesCréditos

Na base do protesto realizado frente à centenária Estação Ferroviária de São Bento está a intenção do Governo, através do Ministério do Planeamento e das Infraestruturas, e da empresa pública Infraestruturas de Portugal (IP), de transformar São Bento num «centro comercial».

A expressão foi avançada pelo vereador da CDU na Câmara Municipal do Porto, Pedro Carvalho, que na sua intervenção denunciou ainda a postura do município perante este tema. O eleito referiu que, em vez da Câmara do Porto dar «seguimento a uma proposta da CDU aprovada em reunião de câmara para reabilitar as ruas em redor da Estação, a maioria CDS-PP e PS que suporta Rui Moreira, decidiu meter esta proposta na gaveta».

Afirmou ainda que Rui Moreira e a coligação que o apoia estão «resignados perante a perigosa dinâmica que está a transformar o Porto numa cidade descaracterizada em favor de grandes grupos económicos».

Acrescentou Pedro Carvalho que ao mesmo tempo que o centro histórico se esvazia de portuenses, a intenção da IP, de inserir em São Bento «um aglomerado de unidades de grandes grupos internacionais, dos ramos da restauração e hotelaria», condiz com um processo em curso de elitização do acesso à habitação na cidade do Porto.

Na iniciativa desta manhã esteve também o deputado do PCP eleito pelo círculo eleitoral do Porto à Assembleia da República, Jorge Machado, que confessou que o PCP e a CDU estão «preocupados com o futuro da Estação de São Bento», designadamente com o risco que esta corre em deixar de servir os seus utentes.

O deputado convocoupopulação a participar na luta em torno desta causa e deixou um compromisso: «tudo faremos para que este processo seja interrompido».

Recorde-se que, na sequência do projecto anunciado pela IP para São Bento, o grupo parlamentar comunista questionou o Ministério do Planeamento e das Infraestruturas no último dia 3 de Novembro.

São Bento deve cumprir o seu papel

No protesto participaram ainda Rosa Soares, trabalhadora da CP e dirigente sindical, e o maestro Borges Coelho, para quem a emblemática estação deve «cumprir o seu papel».

Nas suas intervenções criticaram a «descaracterização» de São Bento, anunciada pela IP, e defenderam que a reabilitação, de que a estação carece, só deve acontecer em benefício das populações.  

«À excepção dos azulejos pintados no hall de entrada», Rosa Soares denuncia que São Bento nunca foi alvo de intervenções de melhoramento e reabilitação. Reconhece que a estação deve ser reabilitada, «mas ao serviço das populações, de quem aqui trabalha e de quem a utiliza no seu dia-a-dia».

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui