Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

Os Verdes não aceitam o conformismo nem mais adiamentos por parte do Governo

PEV exige conclusão da Secundária do Monte da Caparica

O PEV entregou na Assembleia da República uma recomendação ao Governo pelo reinício e conclusão das obras de reabilitação da Escola Secundária do Monte de Caparica, em Almada, que funciona em contentores desde 2010.

Os alunos que terminam agora o 12.º ano não chegam a conhecer a nova escola
Os alunos que terminam agora o 12.º ano não chegam a conhecer a nova escola Créditos / PEV

No projecto de resolução que deu entrada no Parlamento, no dia 14, o partido denuncia que a manutenção da escola em contentores é «degradante» e «insustentável», e não aceita mais adiamentos.

Em Abril de 2016, respondendo a uma pergunta d'Os Verdes sobre esta matéria, o Governo estimava que os trabalhos fossem retomados no segundo semestre do ano e que no final deste a obra estaria concluída. 

«Ora, estamos em Junho de 2017, e, de acordo com informação chegada ao PEV, a Parque Escolar já tem o processo concluído, a empresa de fiscalização já está definida, a empreitada adjudicada e falta apenas assinar a Portaria conjunta do ministro da Educação e do ministro das Finanças que autorizará a extensão de encargos para a conclusão das obras de requalificação e respectiva verba», lê-se no documento.

O PEV alerta para o facto de as instalações dos estabelecimentos de ensino influenciarem as aprendizagens e contribuírem para motivar a comunidade educativa, defendendo neste caso que «trabalhar, anos a fio, em instalações altamente precárias, sempre na expectativa de ver a escola finalmente requalificada, é frustrante e até revoltante».

Em 2017 completam-se sete anos a funcionar em contentores e a comunidade educativa da Secundária do Monte da Caparica está, revela o documento do PEV, «no limite das suas forças». 

Recorde-se que no mês de Março os alunos desta escola vieram para a rua protestar contra a falta de condições que ali existem para estudar. «Se chovesse agora, caía água em cima de nós como nos contentores, e o calor é melhor aqui fora que lá dentro», denunciou na altura um membro da Associação de Estudantes.

As obras de requalificação do estabelecimento arrancaram em Outubro de 2010 e alugaram-se então contentores para, durante o período de execução da obra, funcionarem como salas de aula. Além de as obras ainda não terem sido concluídas, o PEV estima que o aluguer dos contentores já terá custado mais de um milhão de euros.

A Escola Secundária do Monte de Caparica, sede do Agrupamento de Escolas de Caparica, é Território Educativo de Intervenção Prioritária (TEIP) e serve mais de 2100 alunos.

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui