Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

Marcha lenta para exigir imediata reparação do IC1

Os utentes do IC1 realizam esta sexta-feira uma marcha lenta para recordar a urgência de se intervir nesta via. Sob o lema «Chega de Sangue e Morte», a iniciativa parte à mesma hora de Alcácer do Sal e de Grândola com destino a Castelo Ventoso.

Participantes durante o último protesto promovido pelas Comissões de Utentes do Litoral Alentejano, exigindo a reparação do IC1, entre Alcácer do Sal e Grândola, e a conclusão da A26-1, em frente ao Ministério do Planeamento das Infraestruturas, em Lisboa, no passado dia 27 de Outubro.
Participantes durante o último protesto promovido pelas Comissões de Utentes do Litoral Alentejano, exigindo a reparação do IC1, entre Alcácer do Sal e Grândola, e a conclusão da A26-1, em frente ao Ministério do Planeamento das Infraestruturas, em Lisboa, no passado dia 27 de Outubro.CréditosAntónio Pedro Santos / Agência Lusa

«Após anos a fio em que o sangue e a morte brutal de muitos foi manchando o alcatrão da vergonha, os utentes daquela via rodoviária promovem agora esta iniciativa que visa exigir ao Governo a reparação imediata do troço da Estrada Nacional n.º 5 e da Estrada Nacional n.º 120, compreendido entre Alcácer do Sal/Palma e Grândola», lê-se no comunicado enviado pela Coordenadora das Comissões de Utentes do Litoral Alentejano.

Os utentes recordam que a exigência vem descrita na Resolução da Assembleia da República n.º 138/2016, de 20 de Julho, a qual recomenda ao Governo a reparação e beneficiação urgente do IC1, no troço entre Alcácer do Sal e Grândola, e que está na hora de a fazer cumprir.

A iniciativa parte às 17h das duas localidades. Em Alcácer do Sal, a concentração de utentes acontece junto à Praça de Touros, em Grândola, junto ao Recinto da Feira (Lidl).

«Ambas irão iniciar a marcha lenta com destino a Castelo Ventoso, ao quilómetro 10 da Estrada Nacional n.º 120, unindo-se nessa grande acção de luta, para regressarem em conjunto a Grândola, com a concentração a ocorrer junto do Monumento Comemorativo do 25 de Abril, naquela vila», explicam no documento.

A coordenadora das comissões de utentes deixa o apelo à população para que «participe activamente nesta iniciativa, não deixando em mãos alheias a resolução dos seus problemas».

Esta é a segunda marcha lenta realizada este ano. Mas 2016 foi pleno de acções para reivindicar a urgente reparação da apelidada «estrada da morte», com os utentes a exigirem respeito. A última aconteceu em Lisboa, em frente ao Ministério do Planeamento e das Infraestruturas, a 27 de Outubro.

A acelerada degradação da via tem provocado um aumento dos índices de sinistralidade com vítimas mortais. O último episódio ocorreu no domingo, 20, e vitimou duas pessoas.

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui