Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

Em defesa da exploração dos baldios

A população do Barrocal, no concelho de Pombal, protestou contra a tentativa de alargamento da exploração de pedra por parte da empresa Iberobrita naquela serra, sem que fossem ouvidos os benificiários dos baldios.

Os baldios podem ser uma importante fonte de rendimentos das comunidades que deles beneficiam
Os baldios podem ser uma importante fonte de rendimentos das comunidades que deles beneficiam Créditos / Agronegócios.eu

Mais de 50 pessoas participaram no protesto, no passado sábado, entre compartes (moradores de uma ou mais freguesias ou parte delas que, segundo os usos e costumes, têm direito ao uso e fruição do baldio), proprietários, habitantes das zonas limítrofes e o Grupo de Protecção da Sicó.

Segundo informações do Conselho Directivo da Associação de Compartes, os cerca de 800 compartes beneficiários daqueles baldios nunca foram ouvidos sobre esta exploração, que é feita há 40 anos.

A população utilizava os baldios para a produção da pequena agricultura e criação de gado e hoje está impedida de o fazer devido à exploração de pedra. Para além deste impedimento, há quatro décadas que a população do Barrocal sofre os impactos negativos daquela exploração – o pó constante, os camiões que diariamente passam no lugar, o barulho dos rebentamentos e as fendas que se vão abrindo nas casas.

Caso se verifique o alargamento da exploração, mais terrenos agrícolas irão sofrer estas consequências. A empresa paga à Câmara Municipal uma renda anual, que foi reduzida sem que a população perceba a razão, passando de 74 819 euros para 40 000 euros. A Associação de Compartes afirma nunca ter sido ouvida relativamente a este assunto e a população não beneficia de qualquer rendimento da exploração.

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui