|Brexit

Theresa May anuncia eleições gerais antecipadas

A primeira-ministra britânica responsabilizou a oposição pela decisão, acusando os partidos de fazerem jogos políticos e de prejudicarem o Reino Unido nas negociações com a União Europeia (UE) sobre o «Brexit».

https://www.abrilabril.pt/sites/default/files/styles/jumbo1200x630/public/assets/img/05913371.jpg?itok=ZoPP1cdn
Theresa May, hoje, em Londres, durante o anúncio de eleições legislativas antecipadas
Theresa May, hoje, em Londres, durante o anúncio de eleições legislativas antecipadasCréditos / EPA/Lusa

Theresa May disse hoje que está na altura de os britânicos voltarem às urnas, antes de começarem as «negociações detalhadas» sobre o processo de saída do Reino Unido da UE. Falando em frente à residência oficial, em Londres, sublinhou que «o país está a ficar mais forte», mas que «as divisões em Westminster põem causa a nossa capacidade de fazer do Brexit um êxito», informa a PressTV.

May, que negara a possibilidade de antecipar a convocação de eleições legislativas, decidiu convocá-las para o próximo dia 8 de Junho e responsabilizou a oposição por ter de tomar esta decisão – «com relutância» –, na medida em que os seus «jogos políticos» e divisões no Parlamento minam o país nas negociações sobre o Brexit, indica o Diário de Notícias.

As próximas eleições legislativas no Reino Unido só deveriam ter lugar em 2020. De acordo com diversas sondagens, o Partido Conservador detém, actualmente, grande vantagem sobre os Trabalhistas, principal força da oposição, e esse poderá ter sido um factor de peso na decisão de May.

Em comunicado, o líder dos Trabalhistas, Jeremy Corbyn, já disse aceitar a decisão de May, que sucedeu a David Cameron em Julho do ano passado. Para que tenha efeito, a antecipação das eleições terá de ser confirmada no Parlamento por dois terços dos deputados.

0 Comentários

no artigo "Theresa May anuncia eleições gerais antecipadas